sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Guia

(Desconheço autor da imagem)

O sol estava quase no centro do céu, quando o guia foi chamado para levar o jovem até o outro lado da mata fechada.
Como o homem era experiente e conhecia cada caminho da região, foi na frente, seguido de perto do jovem que tudo queria saber, conhecer...
No meio do caminho, apareceu uma rudimentar ponte de cordas, separando um lado do desfiladeiro do outro. A travessia era íngreme mas necessária. Lá embaixo, um rio profundo e num segundo o jovem quis voltar.
O guia disse que ia na frente e que o rapaz seguisse seus passos.
No meio da ponte, esta começou a ceder com o peso de ambos, o guia apressou o passo e o jovem ficou paralisado de medo...
A ponte cedeu de vez. O jovem ficou seguro apenas a uma das cordas, enquanto o guia descia pelo que restara da ponte. Com a mão estendida ao jovem, o homem maduro foi buscando forças para resgatar quem estava sob seus cuidados.
Depois de alguns minutos que pareceram horas, os dois chegaram ao topo. Ambos espanaram a poeira das roupas com as mãos. Dessa vez a aventura quase terminara mal.
O guia olhou em frente e disse sério ao outro: - Vamos embora, garoto! Estamos atrasados para nosso compromisso! O rapaz olhou pro relógio e espantado exclamou: - Nossa, pai, já está na hora do almoço e mamãe deve estar nos chamando!
Ali em frente a casa, no lugar de sempre, aguardava os herois e atrás deles ficara o imenso quintal da imaginação...

2 comentários:

Elis Zampieri disse...

E que bela aventura é a vida, feita de heróis sem armas nem cavalos, apenas de homens que conhecem a necessidade da travessia. Sem honras, nem glória. Basta um tanto de amor, outro tanto de caráter e persistência... E e eis que estão prontos para a batalha.

Adorei!

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Elis. A vida é uma eterna travessia mesmo, em que ora somos o turista acidental, ora somos o guia incidental de alguém... Como educadores, agimos também como guias, e precisamos saber usar a fantasia em nosso fazer pedagógico, não é mesmo? Adorei a imagem que ilustrasse meu texto. Lindamente profunda, como o mais profundo sonho... Literalmente pisando em nuvens... Adorei...
Um abração!