sábado, 3 de janeiro de 2009

Rápido movimento do olhar - O blog


O que é R.E.M.?
Além de nome de banda de rock norte-americana, segundo a wikipédia é:

"O sono R.E.M., ou Rapid Eye Movement (Movimento rápido dos olhos), é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a actividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. As pessoas acordadas durante o sono REM, normalmente, sentem-se alertas, com maior índice de atenção e refrescadas, ou mais dispostas e prontas para a actividade normal. Os movimentos dos olhos associados ao REM são gerados pelo NGL (ver versão inglesa) do Tálamo e associados a ondas occipitais. Durante o sono REM o tônus muscular da pessoa diminui consideravelmente.

Duração do sono REM
Durante uma noite de sono, uma pessoa normalmente tem cerca de 4 ou 5 períodos de REM, que são bem curtos no começo da noite e mais longos no final. É comum acordar por um curto período de tempo no fim de um acesso de REM. O tempo total de sono em REM ronda os 90 a 120 minutos por noite para adultos. Entretanto a quantidade relativa de sono REM diminui acentuadamente com a idade. Um bebê recém-nascido dorme mais de 80% do tempo total de sono em sono REM; enquanto uma pessoa de 70 anos dorme menos de 10% em sono REM. A média para adultos jovens é 20% do tempo total de sono ser em sono REM. (MARKS, 1995; REIMÃO, 1996; SIEGEL, 2003)."


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/REM_(sono)

Objetivo do blog:

Parceria entre José Antonio Klaes Roig, educador, poeta e escritor, residente em Rio Grande - RS - Brasil, com Elisângela Zampieri Panisson, educadora, poeta e escritora, residente em Curitibanos - SC - Brasil, que como colegas e amigos virtuais, resolveram criar um ambiente virtual para escrever coletivamente breves poemas e minicontos, além de pensamentos passageiros sobre coisas duradouras da vida real e virtual.

Observação: Imagem extraída da internet, do endereço abaixo, meramente ilustrativa da questão do "movimento rápido dos olhos", pela questão de olhar com um relógio em seu interior...
http://www.overmundo.com.br/_banco/multiplas/1217195678_olhos.jpg

9 comentários:

Said Dokins disse...

saludos!!!

muto legal!1 muita sorte e PAZ

feliz año nuevo

yeah

http://saidokins.blogspot.com/

José Antonio Klaes Roig disse...

Estimado Said,
gracias por comentar en el blog R.E.M. o el Rapid Eye Movement, creado por mi amigo y Elis.
He visitado tu blog y me encantó el diseño que tienen un estilo que cree que las imágenes de REM
Que este sea nuestro colaborador en este proyecto artístico-literario? Sería muy interesante para combinar arte gráfico arte literario. Un abrazo y una vez más, gracias por la visita. José Roig, Brasil.

Robson Freire disse...

Olá Amigo

Legal como sempre as suas idéias, agora sua parceira é fantástica a Elis.

Adoro ler o que você escreve, principalmente suas poesias, e ficaria honrado se pudesse ceder uma de suas poesias para o próximo poema do projeto "Hoje é dia de poesia" lá no Caldeirão de Idéias.

Parabéns e boa sorte a vocês amigos virtuais queridos e apaixonados por poesias.

Abraços

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Róbson, pode usar a vontade meus textos. Vc que é uma pessoa que sempre referencia asobras usadas tem trânsito livre. Fique à vontade. É uma honra ter um texto meu nesse também novo e interessnate projeto do Caldeirão, sempre motivando os leitores e os visitantes não apenas a ler, como adaptar os textos e materiais ao seu fazer pedagógico. Um grande abraço! Zé

José Antonio Klaes Roig disse...

Ah, e a Elis é uma parceria das letras fantástica. captou o sentido do blog e tem escrito maravilhas. Ela, como vc e alguns amigos do peito, são pessoas que me motivam sempre aos novos desafios. Abração

Anônimo disse...

Oi

Tenho uma pergunta:

O movimento dos olhos é só um reflexo dos olhos olhando as imagens dos sonhos? Ou o movimento deles tem a ver com a própria geração de imagens? Pq tem aquela idéia das pistas visuais, q dizem q movemos os olhos para evocarmos certas lembranças...

José Antonio Klaes Roig disse...

caro anônimo, primeiramente, grato pela visita.
Quanto as que~stões que levantas, confesso que nem eu, o José nem a Elis, que dividimos esse blog colaborativo e literário, temos conhecimento científico apronfundado sobre o REM. O Rápido Movimento do Olhar, o blog, capturou o conceito de sono profundo em que os olhos começam a piscar para trabalhar literariamente com questões paradoxais que envolvam realidade e ficção... Mas uma coisa é certa, o movumento rápido do olhar (RE) está diretamente vinculado a percepção sensorial durante o sono, que se assemelha a percepção quando acordado. Durante o REM dizem os especialistas, têm sensações olfativas, visuais, táteis... Evidentemente que o olhar está condicionado a essa movimentação... especialistas dizem que quando lemos, movimentamos os olhos em diversas direções até fixar o olhar sobre uma linha do texto. No sono profundo que gera igualmente um sonho profundo as emoções devem despertar os sentidos, e os olhos, ainda que fechados, adormecidos, devem reproduzir a movimentação da história que o sonho nos conta. È algo complexo, que infelizmente não tenho tantos conhecimentos para aprofundar. prefiro aprodundar as histórias, via REM, o blog. Mas concordo contigo que "movemos os olhos para evocarmos certas lembranças". Em parte, os sonhos, que são manifestações do inconsciente movimentam-se a partir de experiências vividas e significativas, quando acordados. Espero ter contribuído para esse debate... Um abraço e grato pela visita. Zé Roig.

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Jaime A. disse...

Ol�!
Passei por aqui e gostei muito deste blogue. Vou continuar a visitar-vos.
Um abra�o.